quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Gestor: especialista em fazer escolhas

No filme A Grande Escolha (Draft Day, 2014), a equipe de futebol americano Cleveland Browns está tendo uma péssima temporada, e o gerente (GESTOR) do time, Sonny Weaver Jr. (Kevin Costner), está ameaçado de demissão. No tradicional dia de contratação de novos talentos, Sonny deve provar ao mundo dos esportes que é capaz de trazer os melhores nomes para a sua equipe.

O filme retrata 12 horas de um dia decisivo para um gestor de um time de futebol americano. Mesmo com problemas familiares (falecimento recente de seu pai) e pessoais (namorada grávida num relacionamento escondido), o gestor (Sonny) consegue manter o foco em seus objetivos. Manteve a calma em situações complicadas (discussões com sua equipe e com seus colaboradores), buscou o máximo de evidências possíveis para basear sua tomada de decisão, fez um planejamento estratégico, traçou estratégias, adotou técnicas de negociação e assumiu os riscos. Enfim, foi firme, amigável quando necessário, responsável e fez uma excelente negociação.

Neste filme temos uma rica oportunidade de observar o gestor em sua práxis. O gestor do filme apresenta uma série de competências (já comentadas em minha primeira postagem): possui visão global, sistêmica e de longo prazo; apresenta grande inteligência emocional; examina evidências para tomar decisões; domina a arte de negociação; e sabe gerenciar os conflitos, o tempo e o estresse. Além disso, conseguiu muito bem fundamentar e realizar suas escolhas, alcançando grande sucesso em seus propósitos.

As escolhas do gestor são reflexos de suas competências e habilidades, e este é o ofício do gestor: fazer escolhas.







Ficha técnica: A Grande Escolha (Draft Day)
- 125 min - 2014 - Estados Unidos - Drama

Diretor: Ivan Reitman

Atores: Kevin Costner, Jennifer Garner, Tom Welling

Nenhum comentário:

Postar um comentário