quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Competências para o Gestor de Saúde


Hoje em dia a Gestão de Saúde é um grande desafio, sobretudo no atual cenário em que a grande parte dos modelos de atenção à saúde não é sustentável. A preocupação com os custos torna-se primordial, ainda mais com os escassos investimentos no setor. Para gerenciar as ações de saúde é preciso ter um extenso conjunto de competências e habilidades. Destaco, a seguir, as principais na minha visão.

O gestor de saúde deve ter uma visão global - sistêmica e de longo prazo – dos processos e negócios da organização. A comunicação é uma habilidade fundamental na gestão e deve fruir de forma eficaz. A arte de negociação, o gerenciamento de conflitos, o gerenciamento de mudanças, o gerenciamento do tempo, o gerenciamento do estresse e a Gestão da Singularidade são habilidades que o gestor precisa desenvolver e praticar perenemente em seu cotidiano. O pensamento criativo associado ao uso do processo decisório participativo, ao fomento de um ambiente produtivo de trabalho e à liderança transformacional propiciam ao gestor o substrato necessário para desempenhar o seu papel.

Além destas qualidades do gestor, três competências merecem destaque: Governança, Compliance e Engenharia de Processos. A Governança compreende os conhecimentos relacionados com o sistema e a estrutura de gestão da organização. O Compliance reúne as disciplinas para a conformidade com os aspectos éticos e legais. A Engenharia de Processos alberga conceitos que diminuem o retrabalho, reduzem os custos e aumentam a qualidade dos resultados.

Ressalto que, na atualidade, são cruciais a flexibilidade como forma de adaptação às mudanças impostas; a humanização como método para o foco no usuário e na busca do melhor atendimento; e a gestão das informações como fundamentação para a melhoria da qualidade dos processos e dos resultados.

Diante de tantas características, cabe ressaltar que o gestor deve ser forjado adequadamente para empregá-las, que em nosso meio, rotineiramente, ocorre já no exercício da gestão. Um gestor apropriadamente preparado apresenta melhores condições para avaliar o conjunto formado pelo cenário de saúde a ser enfrentado e a tecnologia requerida, afim de tomar a decisão mais precisa que proporcione o melhor custo-benefício para os usuários e para a instituição.

Nas próximas reflexões abordarei cada uma dessas competências e habilidades de forma mais específica e intensa...

2 comentários:

  1. O compliance também se refere ao cumprimento de normas internas, acredito que mais importante do que seguir as externas, uma vez que estas são estritamente burocráticas e não se relacionam estreitamente com a capacidade de organização de uma empresa...

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    1. Obrigado pelo comentário! Concordo com a sua colocação, o cumprimento das normas internas é imprescindível!

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