Aceitando à sugestão da enfermeira Josieli Cano Fernandes, mestranda em Ensino na Saúde,
coautora nesta reflexão, decidi aprofundar mais a reflexão sobre os sentidos
atribuídos ao termo COMPETÊNCIA.
O
termo competência, originário do latim competentia,
que significava “proporção”, “justa relação”, vem sendo empregado com o sentido
de aptidão, idoneidade, faculdade que a pessoa tem para apreciar ou resolver um
assunto.
Le
Boterf (1999) conceitua competência como o conjunto de conhecimentos
relacionais fomentado pela aprendizagem, formação e por sistema de avaliação. É
o saber agir responsável e que é reconhecido pelos outros. Pressupõe saber como
mobilizar, integrar e transferir os conhecimentos, recursos e habilidades, num
contexto profissional determinado.
Perrenoud
(1999) profere que competência representa a capacidade de agir, eficazmente,
perante um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem se
limitar a eles. É um saber em uso que exige integração e mobilização de
conhecimentos, processos e predisposições que, ao incorporarem-se uns nos
outros, vão permitir ao sujeito fazer, pensar, apreciar.
Portanto,
ser competente permite ao sujeito ser autônomo em relação ao uso do saber, lhe possibilita
ativar recursos (habilidades, conhecimentos, capacidades e estratégias) em
diversos tipos de situações, nomeadamente, situações problemáticas. O indivíduo
competente será aquele que, num determinado domínio, enfrenta com sucesso uma
situação inesperada, mobilizando e conjugando saberes e técnicas.
No
contexto da gestão, as competências gerenciais constituem um dos principais
pilares de uma organização. A competência deve ser o elo entre a aplicação do
conhecimento e o resultado que se espera em determinada situação. Os gestores
precisam, pois, definir quais são as atitudes, as habilidades e os
conhecimentos necessários para alcançar determinados resultados a partir de
determinadas situações. Será um gestor competente aquele que colocar em
prática, em um determinado contexto, tudo que se sabe e todos os recursos
disponíveis para se atingir determinado objetivo.
Qual sua opinião?
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Referências
LE BOTERF, G. Compétence et navigation
professionnelle. Editions d'Organisation. França, Paris, 1999.
PERRENOUD, P.
Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed Editora,
1999.