A cultura de Segurança do Paciente engloba as atitudes gerenciais, as atitudes dos profissionais de saúde e os valores da instituição relacionados com a gestão do risco e da segurança, emergindo como componente primordial da qualidade dos cuidados em saúde.
Para que seja difundida e assimilada por toda a instituição é
fundamental habilitar e estimular todos os profissionais a identificarem e
notificarem os eventos adversos. Porém, antes da cultura de segurança, deve estar bem
sedimentada na instituição a cultura de comunicação. Este é um pilar primordial
e indispensável para a Segurança do Paciente. Sem a adequada comunicação entre todos os atores envolvidos, através dos diversos canais possíveis, se torna embaraçoso discutir segurança do paciente.
Todo evento adverso deve ser prontamente registrado e notificado. Por que os eventos adversos não são registrados no
prontuário do paciente? É preciso registrar todas as ocorrências para que elas
possam ser adequadamente analisadas e posteriormente corrigidas.
A instituição deve ter um Sistema de Registro de
Eventos Adversos próprio, que permita que a notificação seja feita de forma
ágil e oportuna, e que proporcione uma vigilância ativa e um feedback apropriado.
A vigilância ativa dos eventos adversos deve priorizar os eventos graves, com
foco na prevenção e na correção de novas ocorrências.
As metas institucionais de Segurança do Paciente devem ser
cuidadosamente definidas, pois elas podem mascarar a notificação. Por exemplo: meta
de erro zero pode significar notificação zero pelo temor de não atingir a meta.
Da mesma maneira, metas que envolvam recompensas financeiras podem propiciar
que os erros não apareçam.
A qualidade da assistência ao paciente é consequência de um atendimento seguro, e, para isso, é necessária uma cultura de segurança bem estabelecida, além da cultura de melhoria contínua da qualidade. O comprometimento da instituição e de seus gestores em identificar a necessidade da cultura de segurança e estabelecê-la como eixo norteador irá permitir a evolução na prestação de cuidados de saúde e a construção da confiança entre todos os envolvidos, progredindo, assim, progressivamente, para um atendimento de excelência.
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