quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Metodologia Lean na Gestão

A metodologia Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do sistema de manufatura da Toyota. Recentemente, as instituições de praticamente todos os setores têm usado a metodologia Lean como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e melhor aproveitar o potencial humano de suas equipes. O interesse é crescente, novas técnicas e experiências continuam a ser desenvolvidas e compartilhadas e isso tem permitido que o aprendizado seja cada vez mais rápido e efetivo.

As instituições da área de saúde, tanto privadas quanto públicas, cada vez mais precisam criar alternativas simples, inovadoras e ágeis para implementar melhorias na assistência aos usuários, sem perder de vista a redução, o controle e o impacto na escalada dos custos. Os efeitos benéficos da metodologia Lean na saúde (Lean Healthcare) são facilmente visíveis em pequenos projetos localizados, como usualmente vistos em unidades cirúrgicas ou prontos socorros, mas seus benefícios reais surgem na integração do sistema de gestão da organização através dos conceitos fundamentais do pensamento Lean aplicado à saúde. Hoje em dia já há até cursos de especialização lato sensu em Lean Healthcare.

O pensamento Lean engloba um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. Isso implica repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. É através do pleno engajamento das pessoas envolvidas com o trabalho que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis. Tudo isto é possível através do emprego de diversas técnicas e ferramentas dentro desta mesma filosofia, dentre elas 5S, Fluxo Contínuo, Tempo de Ciclo, Eventos Kaizen, Seis Sigma e Kanban (leia mais sobre Kanban aqui).

O conjuto de ferramentas Lean, quando implementadas, permitem: identificar e eliminar desperdícios de forma rápida e eficiente em qualquer serviço de saúde; aumentar a participação e a comunicação das equipes em todos os níveis da instituição; padronizar processos; e criar um ambiente favorável, possibilitando uma cultura de melhoria contínua. Pequenas iniciativas da metodologia Lean nos serviços de saúde são capazes de reduzir filas; aumentar a agilidade e a documentação dos processos; reduzir erros e custos indiretos (estoques, administração, logística); eliminar diversas formas de desperdícios e otimizar a utilização dos recursos.

A filosofia Lean possui seis princípios para serem aplicados à saúde: (1) Criação de valor para o usuário - através do aumento da sua satisfação, o envolvendo positivamente com a experiência do cuidado, por meio de uma assistência centrada no usuário, segura, justa, eficiente, eficaz e ágil; (2) Atitude de Melhoria Contínua - cultura de mudanças frequentes para aprimoramento dos processos afim de facilitar, melhorar, agilizar ou barateá-los em toda a instituição; (3) Unidade de Propósito - alinhamento estratégico e foco na orientação estratégica da instituição em todos os níveis como forma difundir e tornar presente as metas e objetivos institucionais, eliminando possíveis desperdícios; (4) Respeito pelas Pessoas -  criar um ambiente onde a comunicação possa ser aberta e cortês, em que as equipes possam socializar seus problemas, seus erros e o aprendizado envolvido; (5) Lean é Visual - tornar os processos visíveis a todos, facilitando assim a identificação de problemas, oportunidades de melhoria e desperdícios; e (6) Lean é Padronização com Flexibilidade - padrões que estabilizam processos, aumentam a capacidade produtiva e criam espaço para novas mudanças e inovações.

A essência do pensamento Lean é a contínua eliminação das atividades desnecessárias ou que não geram qualquer benefício, dos desperdícios e do retrabalho. Situações que permeiam praticamente todos os tipos de processos dentro dos serviços de saúde: assistenciais, de suporte e administrativos. Eliminando o esforço desnecessário e os desperdícios, haverá mais tempo e recursos disponíveis para as atividades de maior valor: a segurança do paciente, a qualidade do cuidado e a excelência na assistência. Isto é o que está faltando na complexa equação para sermos mais ágeis, eficientes e eficazes, ao mesmo tempo em que reduzimos custos e melhoramos o ambiente de trabalho. Frente aos enormes dos desafios que o estado atual da gestão de saúde apresenta, se tornam necessários e fundamentais serviços e sistemas de saúde que errem menos, que custem menos, que desperdicem menos, que entendam as reais necessidades dos seus usuários, e que sejam capazes de entregar aquilo que eles carecem e desejam. Diante disto, a metodologia Lean precisa, rapidamente, começar a fazer parte do repertório dos gestores e das equipes da linha de frente da área de saúde.

6 comentários:

  1. Olá! Algum case de sucesso relatado na internet que você possa indiciar?

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  2. Sim, claro! Veja alguns exemplos em:
    http://planet-lean.com/

    Continue comentando no blog! A participação e troca de ideias é fundamental!

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    1. Olá! Tente este aqui também: http://www.lean.org.br/artigos/262/aplicando-lean-na-saude.aspx

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    2. Por nada! Esta troca de informações é fundamental! Eu que lhe agradeço pela interação! Continue nos prestigiando com seus comentários!

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